sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Por que se pode CONFIAR NA BÍBLIA?


A obra, de Vincent van Gogh,''A Biblia aberta''.
Algumas pessoas dizem que as Escrituras Sagradas não são confiáveis, e os conceitos delas têm tido larga aceitação. Assim, muitos hoje rejeitam o que a Bíblia diz, considerando-a indigna de confiança.
Por outro lado, o que Jesus Cristo disse em oração a Deus promove confiança: ''A tua palavra é a verdade.'' E a própria Bíblia afirma ser inspirada por Deus. - João 17:17; Timóteo 3:16.
O que pensa a Respeito? Existem razões sólidas para confiar na Bíblia? Ou será que existe realmente evidência de que a Bíblia não é confiável, que ea se contradiz e é incoerente?


Será que a Bíblia se contradiz?


Embora alguns afirmem que a Bíblia se contradiz, será que alguem ja lhe mostrou um exemplo específico? Nós nunca vimos algum que pudesse resistir a uma apuração disso.Talvez apareça haver discrepâncias em certos relatos bíblicos, é verdade. Mas geralmente o poblema é a falta de conhecimento sobre detalhes e circunstâncias da época.
Por exemplo, alguns apontam ao que consideram ser uma discrepância Bíblica, perguntando: Aonde Caim arranjou a sua esposa? Mas, o pressuposto é que Caim e Abel erão os únicos filhos de Adão e Eva. No entando, tal pressuposto se baseia num mal-entendido quando ao que a Biblia diz. A Bíblia diz que Adão '' se tornou pai de filhos e de filhas''.( Gênesis 5:4) Assim, Caim casou-se com uma de suas irmãs, ou talvez com uma de suas sobrinhas.
Não raro os críticos simplesmente procuram contradições, e talvez digam:' O escritor ´biblico Mateus diz que um oficial de exército veio pedir um favor a Jesus, ao passo que Lucas diz que para isso foram enviados representantes. Qual dos dois é correto?' ( Mateus 8:5, 6; Lucas 7:2, 3 ) Mas, é isto realmente uma contradição? Quando a atividade ou o trabalho de certas pessoas é atribuído áquele que é responsável por isso, muito comum no tempo de Jesus, uma pessoa razoável não aponta nisso uma discrepância. Por exemplo, você considera errada uma informação que diga que o prefeito construiu uma estrada, embora a construção propriamente dita tenha sido feita pelos seus engenheiros e operários? Naturalmente que não! Similarmente, não é contraditório da parte de Mateus dizer que o oficial de exército fez pedido a Jesus, ao passo que, como escreveu Lucas, tal pedido tenha sido feito através de certos representantes.
À medida que se conhecem mais pormenores, as aparentes discrepância na Bíblia desaparecem.


A História e a Ciência o que dizem?
A exatidão Histórica da Bíblia foi outrora amplamente posta em dúvida. Os críticos, por exemplo, questionavam a existência de personagens bíblicos tais como o Rei Sargão, da Assíria, Belsazar, de Babilônia, e o governador romano Pôncio Pilatos. Mas, descobertas recentes têm confirmado em relato Bíblico após outro. Assim, o historiador Moshe Pearlman escreveu: ''Subitamente, os cépticos que duvidavam da autencidade até mesmo das partes históricas do Velho Testamento, passaram a rever os seus conceitos.''
Se havermos de confiar na Bíblia, ela deve ser também exata quanto a assuntos científicos. Será que é? Não muito tempo atrás, os cientistas, em contradição com a Bíblia, afirmavam que o universo não teve princípio. Contudo, o astrônomo Robert Jastrow apontou para novas informações que refutam isso, explicando: ''Agora vemos como a evidência astronômica leva a um conceito bíblico sobre a origem do mundo. Os pormenores diferem, mas os elementos essenciais no relato astronômico e nos relatos bíblicos de Gênesis, São os mesmos.'' - Gênesis 1:1
Os homens também mudaram os seus conceitos o formato da terra. Antes mesmo de Nicolau Copérnico, descobri o formato da Terra, em que Galileu Galileia cabou confirmando atraves de estudos, e Cristovan Colombo compara a terra com uma maçã, se baseando na tese de que os navios sumiam no horizonte e de que o lua era uma projeção da terra no céu a Bíblia ja dizia isso. A Bíblia sempre esteve correta! Mais de 2.000 anos antes, a Bíblia dizia, em Isaías 40:22: '' Ha Um que mora acima do círculo da Terra'', ou, Como dizem outras traduções, ''o globo da terra'' (Pontifício Inst. Bíblico) ou '' a redondeza da terra'' ( Almeida, Atualizada).
Por Seguinte, quanto mais os homens aprendem, maior é a evidência de que se pode confiar na Bíblia. Um ex-diretor do Museu Britânico, Sir Frederic Kenyon, escreveu: '' Os resultados já conseguidos confirmam o que a fé sugeriria, isto é, que a Bíblia só tem a ganhar com o aumento de conhecimento.''


As predição do Futuro na Bíblia?
Mas, será que podemos mesmos confiar nas predições da Bíblia para o futuro, incluindo as suas promessas de 'novos céus e uma nova terra justos'? ( 2 Pedro 3: 13; Revelação [Apocalipse] 21:3, 4) Pois bem, quais têm sido os antecedentes de confiabilidade da Bíblia? Vez após vez profecias dadas com até mesmo centenas de anos de atecedência se cumpriram nos mínimos detalhes!
Por exemplo, a Bíblia predisse a derrubada da poderosa Babilônia uns 200 anos antes de isto acontecer. De fato, os medos, que se aliaram aos persas, foram mencionados nominalmente como sendo os conquistadores. R, embora Ciro, o rei da persa, ainda não tivesse nem nascido, a Bíblia predisse que ele seria uma figura destacada na conquista. Ela disse que as águas protetoras de Babilônia, o rio Eufrates, teriam de secar-se' e que ' nem mesmo os portões [ de Babilônia] se fechariam'. - Jeremias 50:38; Isaías 13:17-19; 44:27-45:1.
Esses detalhes específicos se cumpriram, como relatou o historiador Heródoto. Além disso, a Bíblia predisse que Babilônia por fim se tornaria ruínas desabitadas. E foi exatamente isto que aconteceu.
A bela capa do livro''A Batalha do Apocalipse'' de Eduardo Spohr, que retrata a Babilônia.

Hoje, Babilônia é um desolado amontoado de escombros. (Isaías 13: 20-22: Jeremias 51:37, 41-43 E a Bíblia esta repleta de outras profecias que tiveram um cumprimento espetacular.
O que, estão, prediz a Bíblia concermente ao atual sistema de coisas do mundo? Elas diz: '' Lembre-se que nos ultimos dias [ ou: ''na era final deste mundo'', A Nova Bíblia inglesa] virão momentos difíceis. Os homens se tornarão egoístas, ganaciosos, cheios de si, orgulhosos, injuriados de Deus, desobedientes aos pais, ingratos e maus. Não terão mais afeição, nem espírito de união... mais amigos dos prazeres do que de Deus. Alguns conservarão a aparência de religião, mais não a viverão na prática.'' - 2 Timótio 3: 1-5, Bíblia Fácil.
Certamente, estamos presenciando o cumprimento disso! Mas, a Bíblia também prediz o seguinte para a '' era final deste mundo'': ''Nação se levantará contra nação e reino contra reino, e haverá escassez de víveres.'' Além disso, ''haverá grandes terremotos, e, num lugar após outro, pestilências''. - Mateus 24:7; Lucas 21:11
Certamente, as profecias Bíblicas estão-se cumprindo! Então, o que dizer de promessas ainda a serem cumpridas, tais como: ''Os próprios justos possuirão a terra e residirão sobre ela pra todo o sempre'', e ''Terão de forjar das suas espadas relhas de arado... nem aprenderão mais a guerra''? - Salmo 37:29; Isaías 2:4.
'Isto é bom demais para ser verdade', alguns talvez digam. Mas, realmente, não há motivos pra duvidarmos de qualquer coisa que o nosso criador promete. Pode-se confiar na Sua Palavra!(Tito1:2) Por examinar adicionalmente as evidências, você ficará ainda mais convencido disso.

Fim

Elton Das Chagas Sales
Twitter
@eltonlive

Nenhum comentário: