segunda-feira, 24 de janeiro de 2011

1 Parte do estudo de APOCALIPSE -introdução

Hoje, começa a serie de estudos sobre o livro de Revelação( Apocalipse), com o Rev. João Cesário Leonel Ferreira


Estudos no Livro do Apocalipse
por
Rev. João Cesário Leonel Ferreira
INTRODUÇÃO DO ESTUDO

O Apocalipse, com muita certeza, é o livro que mais abusos tem sofrido no decorrer da História e, como decorrência, é o livro que tem despertado reações sempre as mais antagônicas possíveis. Há aqueles que o amam por seu conteúdo, beleza, e imagens fortes. Por outro lado, outros sentem um verdadeiro “pavor” do livro por não compreenderem-no e devido a estudos ou sermões ouvidos que revelavam uma perspectiva de análise equivocada.
Obviamente meu objetivo não é oferecer uma visão sui generis do livro, mas procurar estudá-lo de modo coerente com ele mesmo, respeitando sua mensagem e seu modo de transmiti-la. Além disso, meu desejo ao estudá-lo é fazer sua integração com o resto do Novo Testamento e a vida da igreja. É fazer a igreja lê-lo, entendê-lo e amá-lo como o restante dos livros da Bíblia. Isso implicará numa “desmistificação” do livro, o que procurarei fazer nas páginas seguintes.

Os estudos que se seguem não são um “comentário” ao Apocalipse, mas uma série de “estudos” onde, por questão de espaço e de tempo, alguns pormenores foram deixados de lado. Isso não significa um estudo superficial. Meu objetivo através destes estudos é fornecer numa série de aulas uma visão e interpretação do Apocalipse que permitam que aqueles que participaram possam ler este livro com mais proveito em suas casas.

Estes estudos foram ministrados na Escola Dominical da Igreja Presbiteriana do Jardim Itália - Itapetininga, SP, e agora está no site do Heroísmo Cristão.


Rev. João Cesário Leonel Ferreira
Lisboa, 12 de janeiro de 2011.
1. APOCALIPSE - O VILÃO DO NOVO TESTAMENTO.

Por que esse título? Porque é assim que a maioria de nós vê tal livro. Embora não tendo lido o Apocalipse, ou lendo pequenos trechos dele, grande parte das pessoas crê que ele fala do fim do mundo, com estrelas e prédios caindo sobre suas cabeças. Além disso, ele falaria do grande sofrimento pelo qual os cristãos passarão, e isso não é nada bom para qualquer pessoa, e além do mais, esse dado estaria em contraste com a vida vitoriosa da qual o resto do Novo Testamento fala. O Apocalipse também é um vilão por que ele fala de Dragão, Besta, Falso Profeta, 666 como número da Besta, dando a impressão que todos eles um dia, de modo inesperado, surgirão correndo atrás dos cristãos para matá-los, e isso gera pânico em muitas pessoas.

A interpretação popular também ajuda a confundir o entendimento do livro. Uma interpretação meramente futurista, alienante e de extrema direita é muito comum. Nesse sentido, o Apocalipse falaria apenas do futuro, sem se importar com o presente, sendo que a conseqüência disso seria a alienação profunda gerada naqueles que o lêem. É comum ver esse tipo de interpretação. O livro também serviu para justificar posturas politicamente corretas(???), que viam o Apocalipse falando que ex-União Soviética juntamente com a China (Gogue e Magogue - Ap 20,7-8), como bloco comunista e diabólico, combateriam os cristãos democráticos e capitalistas, os quais, entretanto, venceriam com a ajuda de Cristo (obviamente essa visão foi difundida por intérpretes norte-americanos).
Por essas e outras razões, por quê um cristão leria esse livro?
Amanhã a segunda Parte do estudo com o tema ''Que livro é Esse?
Fim

Nenhum comentário: