quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

4 Parte do estudo de APOCALIPSE- Existe uma estrutura no Apocalipse

4. EXISTE UMA ESTRUTURA NO APOCALIPSE?
Um comentador já disse que existem tantas estruturas para o Apocalipse quanto o número de seus comentadores. Obviamente exagerada, a afirmação procura realçar a dificuldade em se buscar a estrutura desse livro.
Embora seja muito difícil de se chegar a um consenso, há alguns dados que podem ser observados. Todos os estudiosos admitem que o livro tem uma forte ênfase sobre o número sete. Há:
• sete igrejas: capítulos 2 e 3.
• sete selos: capítulo 6 e 8,1-6.
• sete trombetas: 8,7-9,21 e 11,15-19.
• sete taças: capítulo 16.
• sete espíritos: 1,4; 4,5.
• sete bem-aventuranças: 1,3; 14,13; 16,15; 19,9; 20,6; 22,7.14.
Por enquanto podemos dizer que o livro desenvolve-se, em termos estruturais, em torno do número sete. Obviamente esta é uma visão simplista, e onde ela não puder ser considerada, outras explicações serão fornecidas.

CONCLUSÃO
O objetivo desta aula foi fazer uma primeira apresentação do Apocalipse. Espero que tenhamos podido perder um pouco o medo deste livro tão belo e entendermos alguns fatos relativos a ele que nos ajudem a compreendê-lo melhor. Uma última palavra. É significativa a posição que o Apocalipse tem no cânon bíblico. Sendo o último livro, é nele que confluem todas as esperanças, lutas e vivências do povo de Deus. Nele encontramos a última chance de expressão de vida cristã. E neste livro, ou se está ao lado de Deus, ou contra Ele. Para seu autor, quem é “morno” corre o risco de ser vomitado pelo Senhor Jesus (Ap 3,16). Nesse sentido, sua leitura e estudo são desafiadores para nós. Esse desafio é importante, pois motiva-nos a crescer diante de nosso Deus e Pai na avaliação de nosso compromisso com Ele. 

Amanha, começaremos um estudo mais amplo do livro.

Nenhum comentário: