quinta-feira, 20 de janeiro de 2011

A origem da Escola Dominical

Ola, boa tarde a todos e um Paz do senhor! Hoje eu trago um artigo de como começou a escola Dominical, tão popular hoje entre as igrejas evangelicas nos dias de hoje, em que o número de alunos em todo o mundo‚ é estimado em 120 milhões, com cerca de 2 milhões de Escolas Dominicais espalhado por todo o globo.
Origem

A Escola Dominical nasceu na Inglaterra, em 1780. Em Gloucester, uma cidade não muito distante de Londres, residia o jornalista Robert Raikes, 44 anos, proprietário do Gloucester Journal, fundado por seu pai.
Nessa época a situação moral e espiritual do país era preocupante. Raikes observou que entre as causas dos crimes e bebedice desenfreada estava a ignorância. As crianças trabalhavam durante a semana e, aos domingos, ficavam nas ruas.
Para esses meninos, Raikes teve a idéia de organizar uma escola que funcionaria aos domingos,
e não cuidaria apenas da educação secular, mas daria também a educação religiosa e teria a Bíblia como livro-texto.
Assim, em 20 de julho de 1780, nasceu a escola dominical. A idéia se espalhou por todo o país. João Wesley deu total apoio ao movimento. Em 1875 organizou-se em Londres a Sociedade para Promoção das Escolas Dominicais nos Domingos Britânicos. No ano seguinte havia 200 mil crianças matriculadas.
No Brasil, a primeira Escola Dominical nasceu em Petrópolis, RJ, no dia 19 de agosto de 1855, na casa do médico e missionário escocês Robert Kalley. Nesse primeiro dia havia cinco crianças presentes, e a esposa, Sarah Kalley, contou-lhes a história de Jonas.

FIM.



LEMBRETE:




Aparti de segunda, começa uma seria de estudos sobre o livro de Revelação(apocalipse) com o
Rev. João Cesário Leonel Ferreira
E no final, dez perguntas dos comentarios, feito em todas as postagem sobre o assunto serão selecionadas e respondidas pelo professor.

Nenhum comentário: