quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Beber, o que a bíblia fala?

Muitas tem sido as opiniões sobre o cristão poder ou não consumir bebidas alcoólicas, as religiões se posicionam muitas das vezes e dão seu parecer, fazendo com que seus adeptos acatem o mesmo posicionamento, assim pessoas formam suas opniões e defendem suas teses, estudos provam que em pequena quantidade algumas bebidas podem até fazer bem a saúde, mais o que a Bíblia, a palavra de Deus nos fala sobre esse assunto?
O primeiro milagre de Jesus foi em uma festa de casamento transformando água em vinho. - João 2: 1-11.
 

Bem, é exatamente nesse ponto que as dúvidas começam a ocorrer, estaria Jesus se embriagando em uma festa? Vários estudos antigos afirmam que vinho ''bom'', como citado no verso 10 de joão, era o vinho mais doce, que podera ser bebido livremente e em grandes quantidades sem causar danos, o conteúdo desse vinho não fora destruído através da fermentação. O vinho era aquele que fora diluído com muita água.

A expressão ''bebido bem'' também no verso 10 de João, porém a palavra grega methusko que tem dois significados: 1- Estar ou ficar bêbado e 2- Estar farto ou satisfeito ( sem referência a embriaguez). Aqui devemos entender o methusko como o segundos desses dois significados.
Seja como for traduzido esse texto de João, ele não pode ser usado em defesa da teses que na festa de casamento foi bebido vinho fermentado. Neste texto simplesmente cita um principio geral, próprio de qualquer festa de casamento, sem considera o tipo de bebida que foi então servido. Não devemos de modo algum, dar a entender que Jesus participou de uma festa de bebedeiras, nem que contribuiu para com isso.
A Bíblia descreve os maus efeitos do vinho embriagante na hístoria de Noé ''Ele Plantou uma vinha, fez vinho embriagante de uva e bebeu. Isso o levou a embriaguez à imodéstia, a indiscruminação e a tragédia familiar em forma de uma maldição ímposta sobre Canaã. -Gênesis 9:20 -27). Nos tempos de Abrãao, o vinho embriagante contribuiu para o incesto que resultou em gravidez nas filhas de Ló - Gênesis 19: 31-38
Devido ao potencial das bebidas alcoólicas para corromper, Deus ordenou que todos os sacerdotes de Israel se abstivessem de vinho e doutras bebidas fermentadas durante sua vida de Ministério. Deus considerava a violação desse mandamento suficientemente grave pra motivar a pena de morte para o sacerdote que a cometesse. Compare levítico 10:9-11

Esse mandamento se estende aos nossos dias, pois somos sacerdotes de cristo.
''O vinho é escarnecedor, e a bebida forte, alvoroçadora; e todo aquele que nele errar nunca será sábio.'' (Provérbios 20:1).
Beber álcool leva, freqüentemente a outros, vários pecados ( tais como imoralidade sexual ou a criminalidade).
Os Nazireus também não deviam comer nem beber nada que tivesse origem na videira, afim de ensinar-lhes que deviam evitar o pecado e tudo que se assemelha-se a ele ou que tenta a pessoa a cometer. Compare Números (6: 1-22)
A Bíblia tem diversos textos aconselhando-nos a nos separarmos do mundo, poderíamos ignorá-los ou simplesmente discordarmos dos mesmos, só não podemos dizer que a Sagrada Escritura não nos instruis clara e diretamente a nos abstermos da bebidas fortes.

Fim.

Creia na palavra do senhor e Viva!
Paz seja convosco!

Texto de Fernanda Raibolte de Araujo.

Nenhum comentário: